Terapeuta holístico é preso em Canoas por abuso de pacientes

Vítimas tinham, em comum, a característica de fragilidade emocional

Foto: Polícia Civil / DEAM Canoas

Uma operação policial batizada de 7 Chakras prendeu preventivamente, hoje, em Canoas, um terapeuta holístico denunciado pelo crime de violência sexual. Em maio, duas pacientes relataram ter sido submetidas a uma suposta terapia sexual com o suspeito, oferecida como forma de tratamento. O total de denúncias, agora, chega a cinco.

Os atendimentos particulares de psicoterapia e terapia holística ocorriam em Canoas e Porto Alegre. O homem se dizia palestrante, escritor, professor, atuante com física quântica e a técnica de apometria sistêmica.

De acordo com a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Canoas, quando as vítimas pediam ajuda para sanar problemas íntimos de cunho sexual, o terapeuta evoluía para a aproximação física com as pacientes, até chegar ao contato sexual, oral e com penetração.

Outras vítimas que fizeram terapia individual com o suspeito também realizaram cursos e participaram de palestras ministradas por ele, recebendo a promessa de crescerem profissionalmente. Alguns desses pacientes gastaram com a clínica R$ 25 mil.

A delegada Clarissa Demartini salienta que as vítimas tinham, em comum, a característica de fragilidade emocional, vendo no terapeuta uma espécie de “mestre”, que se valia da confiança das vítimas e mantinha em sigilo a técnica empregada.

Em cumprimento de dois mandados de busca e apreensão, foram apreendidos documentos e eletrônicos, nesta segunda-feira. A delegada enfatiza o caráter repressivo da prisão: “serve de incentivo para que outras mulheres se sintam encorajadas a denunciar possíveis abusos sofridos”, completa.

A Polícia informou à Record TV que o homem deve ser indiciado por crime de violação sexual mediante fraude. A pena varia entre dois e seis anos de prisão.