Covid-19: mortes em Pelotas e Rio Pardo elevam para 578 total de óbitos no RS

Vítimas de 69 e 89 anos foram os terceiros óbitos por Covid-19 registrados nos municípios de Pelotas e Rio Pardo, respectivamente.

Terceiro óbito por Covid-19 em Pelotas foi de paciente internado no Hospital Escola da UFPel | Foto: Divulgação/UFPel
Terceiro óbito por Covid-19 em Pelotas foi de paciente internado no Hospital Escola da UFPel | Foto: Divulgação/UFPel

Ao menos duas mortes por Covid-19 foram confirmadas, na manhã desta segunda-feira, por municípios do Rio Grande do Sul. Os dois registros elevam para 578 o número de vítimas fatais da doença no Estado. Os dados foram checados pela Rádio Guaíba junto às prefeituras.

Um dos óbitos foi registrado na região Sul. Um homem de 69 anos foi a terceira vítima da doença em Pelotas. O idoso estava internada há 9 dias no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). De acordo com a administração municipal, o paciente era fumante e tinha enfisema pulmonar.

Rio Pardo também contabilizou hoje sua terceira morte por Covid-19. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, trata-se de uma idosa de 89 anos. A vítima era paciente da Instituição de Longa Permanência de Idosos, onde ocorreu o surto da doença na última semana. Internada no Hospital Regional do Vale do Rio Pardo, a mulher apresentou quadro de infecção generalizada, agravado pelo Covid-19. Todos os contatos da paciente estão sendo monitorados, conforme protocolo de contingência.

No último levantamento da Secretaria da Saúde, divulgado no final da tarde desse domingo, o Estado tinha 559 mortes contabilizadas. O balanço não considera outros 19 óbitos confirmados pelas prefeituras até esta manhã.

Até o momento, o relatório do governo estadual contabiliza 25.243 casos de Covid, mas sem considerar 913 testes positivos de Porto Alegre, o que eleva o total para 26.152. Já o número estimado de recuperados da doença é de 20.230.

Há cinco dias, o Rio Grande do Sul ultrapassou a marca de 500 óbitos por Covid-19. O intervalo a cada cem mortes vem aumentando. O Estado registrou a primeira centena em 10 de maio; a segunda, no dia 26. As 300 e 400 mortes foram superadas nos dias 9 e 18 de junho, respectivamente.