Caxias do Sul, Erechim e Palmeira das Missões permanecem com bandeira laranja

Mais de 5 milhões de gaúchos vão ficar sobre o regramento vermelho

Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Capão da Canoa, Passo Fundo e Santo Ângelo seguem no vermelho. Foto: Reprodução

O governador Eduardo Leite anunciou, nesta segunda-feira, que as regiões de Caxias do Sul, Erechim e Palmeira das Missões foram retiradas da bandeira vermelha e vão permanecer com a coloração laranja dentro do mapa do modelo de Distanciamento Controlado contra a Covid-19 no Rio Grande do Sul. O Gabinete de Crise observou que as regiões tiveram dados estáveis e algumas melhoras na última semana. Por isso, optou por reconsiderar a classificação, mantendo-as em bandeira laranja.

Permanecem sob a bandeira vermelha as regiões de Porto Alegre, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Canoas, Passo Fundo e Santo Ângelo. Com isso, 76 cidades terão que endurecer as medidas de isolamento a partir desta terça-feira, alertou o governador.

“Estamos falando de algo muito grave, que é fechar estabelecimentos, suspender serviços e, eventualmente, provocar dificuldades na vida das pessoas em termos de renda e emprego. Por isso, não pode ser uma fórmula matemática aplicada indiscriminadamente. Tem de haver uma análise de contexto e, em última instância, uma visão que acaba sendo subjetiva, mas ao máximo respaldada pelos dados, pela ciência, pela informação, como estamos fazendo aqui no RS. Adotando restrições que nos ajudam a controlar o contágio de coronavírus em lugares onde se impõe verdadeiramente o risco”, explicou.

Leite lembrou ainda que as regiões de Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo e Capão da Canoa não poderão ter redução na bandeira na próxima semana por terem sido classificadas pela segunda vez em vermelho no período de 21 dias – todas elas estiveram com risco alto na sétima rodada do Distanciamento Controlado..

A atualização das medidas restritivas atinge 5,2 milhões de pessoas, totalizando 46% da população gaúcha. Em contrapartida, 91 cidades localizadas em regiões de coloração vermelha poderão adotar o regramento laranja, já que não registraram mortes ou internações nas últimas duas semanas.

Além disso, Leite informou que a partir de agora o comércio de varejo pode operar por meio de tele-entrega, mesmo em regiões de bandeira vermelha.

Ao todo, o Comitê de Crise examinou 67 recursos de prefeitos em regiões com bandeira vermelha.

Clique aqui e confira a lista de municípios que poderão aplicar protocolos da bandeira laranja, mesmo em região com classificação vermelha

Populações total e em regiões de bandeira vermelha:

• Total no RS: 11.329.605
• Em regiões de bandeira vermelha: 5.712.676 (50,4%)
• Em municípios enquadrados na regra zero óbito/zero hospitalização: 495.180 (4,4%)
• Com restrições de bandeira vermelha: 5.217.496 (46,1%)