A Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) publicou, em redes sociais, um alerta à população de que os leitos de UTIs da região chegaram, neste domingo, a 98% de ocupação. O presidente da Associação e atual prefeito de Imbé, Pierre Emerim, também desabafou em postagem: “À aqueles que continuam achando que não é nada o coronavírus e que continuam desrespeitando as regras do distanciamento social, a notícia ruim é que se você precisar de uma UTI provavelmente terá que contar com a infeliz sorte de outro morrer para assim você puder ocupar. Que triste né?”, desabafou o prefeito.
De acordo com o prefeito de Imbé, a UTI do Hospital de Tramandaí está 100% ocupada e a taxa de ocupação do litoral Norte é de 98%. Na publicação a associação pede ainda que a população “se desloque apenas em extrema necessidade e opte pelas alternativas de tele-entrega”. Pierre Emerim prestou solidariedade a mais uma vítima da Covid e informou terem ocorrido dois óbitos, nas últimas 72 horas, de moradores da cidade.
Emerim disse que busca conseguir junto ao governo estadual a abertura de novos leitos de UTI. Entretanto, pede conscientização coletiva para que o aumento da capacidade não seja insuficiente.
A coordenadora interina da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde do Rio Grande do Sul (CRS), Magda Bartikoski, considera que a sobrecarga nas UTIs do litoral Norte se deva ao fluxo de pessoas de cidades da região Metropolitana de Porto Alegre e da Serra, que se dirigiram para os municípios litorâneos em meio à necessidade de isolamento social. “Com a enxurrada de gente que vem para cá é impossível, mais de 600 mil pessoas estão morando aqui”, calcula.
Ela reitera a expectativa do prefeito, que se consiga a abertura de mais leitos, mas também defende uma unificação da bandeira vermelha para todo o litoral. Na visão da coordenadora, a aplicação de bandeiras diferentes a municípios tão próximos acaba facilitando o fluxo de pessoas. “A fiscalização vai ter que ser mais dura, as pessoas estão andando na praia como se não tivesse problema”, comenta.
Relatório estadual cita ocupação de cerca de 87%
A ocupação de leitos de UTI do litoral Norte chegou a 86,95% neste domingo. De acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES), haviam 40 pacientes em 46 leitos de terapia intensiva nos hospitais de Torres, Capão da Canoa, Osório e Tramandaí.
No Hospital São Vicente de Paulo, de Osório, nove dos 10 leitos foram ocupados, sete por pacientes com a Covid-19 confirmada e dois com suspeita ou outra síndrome respiratória aguda grave (SRAG).
No Hospital de Tramandaí, a ocupação é de 13 dos 16 leitos de UTI, dois deles com pacientes confirmados com o coronavírus e três com suspeita.
No Hospital Hospital Beneficente Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres, há oito dos 10 leitos ocupados – três por pacientes confirmados com a Covid-19, um por suspeita e quatro por pacientes de outras doenças.
Casos de coronavírus também são minoria no Hospital Beneficente Santa Luzia, em Capão da Canoa, onde, apesar da lotação máxima dos 10 leitos, há somente um confirmado e um suspeito com a Covid-19.