Reitor de universidade nega que ministro brasileiro da Educação tenha doutorado na Argentina

MEC contesta apresentando certificado

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O reitor da Universidade Nacional de Rosario, Franco Bartolacci, afirmou nesta sexta-feira que o novo ministro da Educação, Carlos Decotelli, não se formou doutor pela instituição.

Ao anunciar Decotelli para o cargo, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nas redes sociais que o novo ministro é bacharel em ciências econômicas pela Uerj, mestre pela Fundação Getúlio Vargas, doutor pela Universidade de Rosário e pós-doutor pela Universidade de Wuppertal.

No entanto, a informação é desmentida pelo reitor da universidade citada. Em tradução livre, Bartolacci escreveu que se via a necessidade de esclarecer que o novo ministro da Educação não obteve nenhum título de doutor na instituição argentina.

A informação de que obteve o título de doutor em administração pela Universidade Nacional de Rosário também aparece no currículo lattes que Decotelli publicou no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

MEC exibe certificado
Em nota, o Ministério da Educação (MEC) contestou a negação do reitor da Universidade de Rosário e disse que Carlos Decotelli concluiu, em fevereiro de 2009, todos os créditos do doutorado em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas e Estatística. Junto ao texto, a pasta apresentou uma cópia do certificado de conclusão da instituição nomeado ao ministro.