Número de pacientes com a Covid confirmada em leitos de UTI volta a bater recorde em Porto Alegre

Hospitais tinham 121 pessoas nessa situação, na tarde desta sexta

Foto: Ricardo Giusti/CP

Mais um recorde nas internações de pacientes com a Covid-19 se registrou em Porto Alegre, na tarde de sexta-feira. Chegou a 121 o número de pacientes com a doença confirmada em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) adulto da cidade. Outras 23 pessoas com suspeita de coronavírus recebiam atendimento em leitos de terapia intensiva – a maioria nos dois hospitais de referência: o Nossa Senhora da Conceição, onde havia 26 confirmados e um com suspeita, e o de Clínicas, com 47 confirmados e quatro com suspeita.

Entre 26 de maio e 26 de junho, o número de pacientes com diagnóstico positivo para o coronavírus em UTIs adulto de Porto Alegre praticamente triplicou, crescendo 181,39%, ao passar de 43 para 121.

O mês de junho teve crescimento constante em internações em Porto Alegre. Na primeira semana a média ainda era de 44 pacientes com a Covid-19 confirmada em UTIs adulto. A partir do dia 10, as internações começaram a subir consideravelmente.

Na segunda-feira, 22, o número de internações de pacientes com a Covid chegou a 102. Desde então, não baixou mais desse patamar.

Desde o início da semana, a abertura de mais leitos de UTI nos hospitais de Clínicas, Conceição e Santa Casa, porém, ajudou a manter estável o nível de ocupação desse tipo de leito, que hoje era de 76%, entre pacientes de todas as enfermidades.

A soma de pacientes com suspeita e Covid confirmada (144) corresponde a 26,22% do total de pessoas atendidas em UTIs.

RS 

Já em nível estadual, conforme levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES), a taxa de ocupação dos 2.099 leitos de UTI adulto do Rio Grande do Sul, até a tarde desta sexta-feira, era de 70,5%.

Entre os 1.480 pacientes internados em UTI adulto no Rio Grande do Sul, 313 tinham diagnóstico positivo da Covid-19 e 142 eram considerados suspeitos, somando 455 pacientes (30,74% do total).

No Rio Grande do Sul, o percentual médio de ocupação de leitos de UTI adulto, no geral, se manteve estável de 10 a 25 de junho, oscilando entre 68,5% e 72,9%.