Lojistas e empresários protestam em Porto Alegre contra restrições ao comércio

Manifestação foi organizada através do WhatsApp de forma orgânica e espontânea pela categoria

Foto: Reprodução / Twitter da vereadora Mônica Leal

Empresários e comerciantes de Porto Alegre e Região Metropolitana realizaram um protesto, na manhã desta sexta-feira (26), em frente ao Paço Municipal. Greg Schneider, um dos empresários que participou do ato, afirma que o objetivo era “manifestar a indignação em relação às medidas restritivas tomadas recentemente pelo Poder Executivo”.

“Nós estamos muito preocupados com a atual situação. Os empresários e comerciantes apoiaram o primeiro fechamento determinado pela Prefeitura, que contou com o apoio total da categoria, mas não foi feito o que nos foi prometido”, lamentou Schneider, em entrevista ao programa Direto Ao Ponto, da Rádio Guaíba.

Não foram identificados lideranças ou grupos na organização do evento, mas voluntários repetiam, a cada 10 minutos, orientações de segurança aos participantes do protesto através do sistema de som. “Máscaras e álcool em gel também foram distribuídos para todos”, garantiu o empresário. O objetivo da ação também foi “reiterar que as medidas de segurança ajudam na abertura do comércio”. Segundo os profissionais do comércio, uma das soluções para evitar um fechamento mais severo na capital gaúcha, como um lockdown, seria intensificar a fiscalização aplicando multas.

A vereadora Mônica Leal (PP) também participou da manifestação e justificou através do seu Twitter. “As pessoas dependem do seu trabalho; o emprego representa comida na mesa e teto para morar. Com o primeiro período de quarentena, uma parcela significativa do comércio e dos serviços não conseguiu reabrir e esta segunda parada poderá se tornar irreversível para a maioria”, escreveu.