A Prefeitura de Imbé, no litoral Norte, informou na manhã desta sexta-feira o primeiro óbito pelo novo coronavírus. Trata-se de uma mulher, de 65 anos, moradora da cidade e portadora de doença cardíaca crônica e neoplasia de pulmão. O óbito ocorreu na quarta-feira, mas a confirmação foi dada hoje.
De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Caroline Pimenta, a paciente estava em acompanhamento domiciliar após alta hospitalar de procedimento cirúrgico em hospital de Porto Alegre. Entretanto, ainda com sintomas respiratórios, a mulher retornou para revisão ambulatorial no hospital que fazia acompanhamento, mas apresentou complicações e evoluiu rapidamente para óbito.
Também nesta sexta-feira, a Prefeitura de Caxias do Sul confirmou o 14º óbito por coronavírus. Trata-se de um idoso de 83 anos que estava internado na UTI no Hospital da Unimed desde o 16 de junho. Ele tinha Parkinson e a causa do óbito foi pneumonia viral devido ao coronavirus. É o primeiro óbito registrado em Instituição de Longa Permanência de Idoso (ILPI) de Caxias do Sul.
Com mais essas duas mortes, o Rio Grande do Sul passa a contabilizar 524 óbitos por conta da Covid-19. O balanço da Secretaria Estadual segue defasado e cita 500 falecimentos. Em nota publicada no Twitter, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) informou que, excepcionalmente, não conseguiu atualizar nesta quinta os dados referentes a pessoas internadas e a óbitos decorrentes da doença.
Até o momento, o relatório do governo estadual contabiliza 23.060 casos de Covid, mas sem considerar 906 testes positivos de Porto Alegre, o que eleva o total para 23.966. Já o número estimado de recuperados da doença é de 18.446.
A incidência da Covid é hoje de 202,7 infectados a cada 100 mil habitantes, no Rio Grande do Sul. A letalidade aparente é de 2,2%.