A pesquisa Epicovid19-RS entra, neste sábado, na quinta etapa de testes rápidos e entrevistas em nove cidades gaúchas. Coordenados pela Universidade Federal de Pelotas, cerca de 250 entrevistadores vão visitar quinhentos domicílios, entre os dias 27 e 29 de junho, nas cidades de Pelotas, Porto Alegre, Canoas, Santa Maria, Uruguaiana, Santa Cruz do Sul, Ijuí, Passo Fundo e Caxias do Sul. Ao todo, 4,5 mil pessoas serão testadas para o coronavírus em mais esta etapa.
O cronograma para a nova série prevê intervalo de quatro semanas entre as visitas: a quinta etapa ocorre neste final de semana, a sexta etapa deve acontecer de 25 a 27 de julho, a sétima de 22 a 24 de agosto e a oitava, de 26 a 28 de setembro. Esses intervalos poderão ser diminuídos caso a prevalência da Covid-19 no Rio Grande do Sul – até agora, com indicativos inferiores a 0,5% – ultrapasse 1%. “Se a proporção de casos ficar acima de 1%, o intervalo passa a ser de três semanas; se ultrapassar 5%, reduzimos para duas semanas”, explicou o reitor da UFPel e coordenador geral da pesquisa, Pedro Hallal.
A seleção das residências e dos moradores que farão o teste ocorre por meio de sorteio aleatório, utilizando dados do IBGE como base. Para a realização do exame, o entrevistador coleta uma gota de sangue da ponta do dedo do participante. O material é analisada pelo aparelho de testes em aproximadamente 15 minutos. Enquanto aguarda o resultado, o participante responde a um questionário. Entre as perguntas, possíveis sintomas da Covid-19 nas últimas semanas, busca por assistência médica e rotina em relação às medidas de prevenção e isolamento social.
Os resultados são divulgados por integrantes da coordenação do estudo e do Governo do RS em aproximadamente 48 horas após a finalização da coleta.