Penitenciária Estadual do Jacuí registra surto de Covid em Charqueadas

Quatro apenados foram hospitalizados e outros três passaram para o isolamento

Foto: Ugeirm Sindicato

Um surto de coronavírus já atingiu pelo menos sete detentos da Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ), em Charqueadas, na região Carbonífera. Conforme a Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen), todos os detentos cumprem pena no regime fechado.

Nesta quarta-feira, três presos com sintomas foram internados, no hospital de Charqueadas, e farão teste molecular (RT-PCR) nesta quinta. Outros três, apesar de assintomáticos, testaram positivo e passaram para o isolamento. O sétimo da lista recebe atendimento no Hospital Vila Nova, em Porto Alegre, desde o domingo passado.

A Seapen informou ainda que testes foram realizados na galeria A, com os que tiveram contato com o detento hospitalizado no Vila Nova. Nesta sexta-feira, novos testes serão feitos com os demais contactantes da galeria C.

Esse é o primeiro surto oficialmente confirmado pela Seapen em razão do novo coronavírus. Até então, o órgão só havia registrados casos isolados de coronavírus – um deles na Modulada de Charqueadas e os outros dois em presídios de Montenegro e Passo Fundo.

Em São Leopoldo, presos passarão por rechecagem 

Já os casos registrados nessa terça-feira no Instituto Penal de São Leopoldo não foram confirmados como um quadro de surto pela Seapen, até o momento.

Segundo a Pasta, os detentos aferidos com coronavírus em testes rápidos passarão por rechecagem. No fim da tarde de hoje, a Prefeitura de São Leopoldo confirmou que 69 testes deram positivo entre os apenados do Instituto.

Uma decisão judicial, porém, determinou que o local seja sanitizado e que os 118 detentos cumpram 15 dias de prisão domiciliar, devendo retornar em 9 de julho.