Hiratan Pinheiro da Silva assume a Secretaria de Serviços Urbanos da Capital

Essa é 57ª mudança de secretários entre titulares e adjuntos desde início da gestão Marchezan em janeiro de 2017

Foto: Arquivo

Hiratan Pinheiro da Silva será o novo titular da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) de Porto Alegre. O cargo estava vago desde 2 de abril, quando o antigo titular, Ramiro Rosário, deixou o Governo para reassumir mandato de vereador na Câmara Municipal. O novo secretário atuava, desde dezembro de 2019, como Coordenador-Geral do Programa ORLAPOA, na Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão. Essa é 57ª mudança de secretários entre titulares e adjuntos desde início da gestão Marchezan em janeiro de 2017.

Hiratan Pinheiro é formado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e MBA em Infraestrutura de Transportes. Ele é servidor de carreira do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), tendo sido superintendente regional no Estado, de 2015 a 2018.

“Assumo com o desafio de coordenar projetos importantes para a cidade e auxiliar na elaboração de soluções inovadoras e modernas para conduzir sua transformação”, observa Hiratan Pinheiro. Ele destaca a preparação da cidade para o futuro: “Estamos partindo para um novo patamar com projetos como o da modernização e manutenção de 100% do parque tecnológico de iluminação da Capital”.

SMSUrb

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos atua na coordenação e no controle de ações de zeladoria urbana, tais quais de limpeza, manutenção. Cabe à SMSUrb formular, planejar, coordenar, articular e controlar a política de prestação de serviços urbanos, limpeza urbana e coleta de resíduos, por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto cloacal e manutenção e conservação de redes de águas pluviais, pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) e prover iluminação pública, por meio da Coordenação de Iluminação Pública (CIP). A secretaria também promove a conservação e a manutenção de praças, jardins e balneários, por meio da Unidade de Conservação e Manutenção (UCM), o manejo, a poda e a supressão de arbóreos em vias urbanas, por meio da Equipe de Manejo Arbóreo (EMA).