Identificado surto de coronavírus em presídio de São Leopoldo

Vara de Execuções Criminais (VEC) determinou que todos os detentos da PESL em regime semi-aberto passem a cumprir prisão domiciliar a partir desta quarta

Foto: Divulgação/PMSL

A Secretaria Municipal da Saúde de São Leopoldo identificou um surto do novo coronavírus entre detentos do regime semi-aberto do Presídio Estadual (PESL), localização no bairro Fião. Nessa segunda-feira, atendendo a um pedido da direção da casa prisional, foram realizados 85 testes, dos quais 48 resultaram positivo. Outros 32 testes serão aplicados nesta quarta-feira.

De acordo com o diretor administrativo da casa prisional, Rafael Jardim, a Vara de Execuções Criminais (VEC) determinou que todos os detentos da PESL em regime semi-aberto passem a cumprir prisão domiciliar a partir desta quarta-feira. Os testados positivos serão acompanhados pelo Centro de Monitoramento de Isolamento Domiciliar, em parceria com os agentes da unidade. Nesta quarta, além da testagem no restante dos detentos, a secretaria da Saúde vai distribuir duas máscaras de tecido por pessoa.

Os dados ainda não foram contabilizados no boletim epidemiológico emitido pelo município, hoje, em razão da necessidade de aguardar a documentação de identificação e endereço dos casos positivos por parte da Superintendência dos Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul (Susepe).

O secretário municipal de Saúde, Ricardo Brasil Charão, se reuniu com Jardim e orientou sobre as ações a serem seguidas a partir da identificação do surto, como a higienização e sanitização do local conforme protocolos da Vigilância em Saúde.