O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) começa a licitar as obras das passarelas para pedestres na ERS-118, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Dos seis editais, o primeiro a ser encaminhado à Central de Licitações do Estado (Celic) prevê a construção de uma travessia em Sapucaia do Sul, no quilômetro 5,1 da rodovia.
De acordo com o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, as travessias são estruturas metálicas projetadas para atender às diversas necessidades dos usuários da ERS-118. “Elas seguem as normas de acessibilidade, com rampas de acesso e segurança, contando com as laterais protegidas por telas e iluminação própria”, destaca.
Faustino salienta que a primeira passarela, em Sapucaia do Sul, será construída assim que for concluída a licitação, que deve levar em torno de 90 dias. O investimento é de R$ 2,5 milhões, provenientes do Tesouro do Estado, e a duração estimada dos serviços, de seis meses. A expectativa, de acordo com o diretor, é de que a construção das duas primeiras passarelas comece ainda em 2020. No próximo ano, devem ocorrer as licitações e obras das demais, localizadas em Sapucaia do Sul e Gravataí.
As obras de duplicação da ERS-118, que estão com 90% do cronograma concluído, têm previsão de entrega para dezembro deste ano.
Passarelas que serão construídas na ERS-118
Sapucaia do Sul
• Km 2,1: na Rua Artur Bernardes e Av. Luiz Pasteur
• Km 2,6: na interseção com a Rua Tenente Timbaúva
• Km 5,1: nas ruas Alcebíades Tavares e Quintino Bocaiúva
Cachoeirinha
• Km 10,4: na Avenida Atlântida e Estrada Costa do Ipiranga
Gravataí
• Km 14,1: nas estradas Antônio Carlos Jobim e Dionísio Cardoso de Lima
• Km 19,4: na Avenida Brasil