O Rio Grande do Sul inicia a semana com ao menos 449 mortes em decorrência do novo coronavírus. O Estado registra ainda 20.449 casos confirmados da Covid-19.
Os falecimentos mais recentes foram confirmados na manhã desta segunda-feira pelas prefeituras de Pelotas e Canguçu. A vítima do primeiro município é o médico do Brasil de Pelotas José Raymundo, de 70 anos. Ele estava há 85 dias lutando contra a doença.
Raymundo estava internado no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. O sepultamento dele deverá ocorrer até o final da tarde desta segunda no Cemitério Memorial Park Pelotas, em Capão do Leão. Este foi o segundo óbito de Pelotas desde o começo da pandemia.
Em Canguçu, a segunda morte do município também foi de um médico, de 79 anos. Ele também estava internado no hospital Moinhos de Vento, na Capital.
Entretanto, o relatório da Secretaria Estadual da Saúde divulgado na tarde passada ainda não leva em conta 15 óbitos: Porto Alegre (homem de 65), Santa Maria (homem, 69), Camaquã (vítima não identificada), Campo Bom (homem de 74 anos), Araricá (homem de 89 anos), São Leopoldo (homem, 50 anos), Erechim (homem, 71 anos), Caçapava do Sul (mulher de 55 anos), Farroupilha (mulher de 76 anos), Restinga Sêca (mulher, 70 anos), Flores da Cunha (mulher, 54 anos), Passo Fundo (homem, 90 anos) e Bento Gonçalves (homem, 70 anos).
O levantamento do governo do Estado também está defasado no que se refere aos casos confirmados da doença. A SES cita 19.348 casos da Covid, mas deixa de fora 1.101 confirmações já reportadas pela Secretaria da Saúde de Porto Alegre.
Com 373 municípios atingidos pela Covid-19 até o momento, o Rio Grande do Sul registra taxa de letalidade de 2,2% e incidência de 170,1 infectados a cada 100 mil habitantes. Já o índice de ocupação de leitos de UTI, incluindo pacientes de todas as enfermidades, é de 69,3%, na manhã desta segunda-feira.
Do total de infectados, 15.939 pessoas já se recuperaram da doença. O número equivale a 82% do total.