O Severino Rudes Moreira, poeta, compositor, escritor lá da Santana da Boa Vista tem poucas e boas no seu repertório de causos. Vou lhes repassar este aqui do Anacleto que ele intitula de -Notícia ruim-“”
O Anacleto era conhecido por ser o vivente mais esganado que existia por aquelas bandas, diziam sem exagero que o “loco”comia meio chibo de uma sentada, mas também pudera. Era índio com quase dois metros de altura e uma tronqueira de forte.
Vivia pelos matos. cortando madeira e alambrando. E quando aconteceu este causo, andava de fato fazendo uns alambrados numas bibocas que até o Diabo tinha medo de entrar.
Contam que morreu a mãe do vivente e sobrou para o Arancíbio ir levar a notícia triste mas que ia “mui” recomendado para não dar o relato de supetão. Mesmo sendo um índio forte que nem um touro, com certeza nem o Anacleto iria receber uma notícia que nem essa sem um susto.
Quando o Arancíbio chegou o loco “véio” estava atracado quem nem sorro em vaca morta em um paleta de ovelha e o moço meio cheio de jeito disse:
-Buenas parceiro ! Venho da estância e não lhe trago boas notícias
-Mas apeia home, come um naco de carne e depois me diga o que houve.
– Tou lhe dizendo amigo, que a notícia não é boa, de modo que o senhor se “aperpare pro que vai ouví”.
– Não passa nada. Bamo comer uma carne gorda e depois o amigo me noticia o “assucedido”;
– Seu Anacleto, quero lhe dizer que trago má notícia de sua mãe.
– Não te apoquenta com a véia home. Vamo churrasquear depois tu me conta vivente.
– Mas seu Anacleto, faz horas que tento dizer que sua mãe morreu e o senhor só pensa em comer carne gorda !
– Home de Deus, se a minha mãe morreu, tu apeia igual e vamos churrasquear. Depois, de bucho cheio , “”nóis se atraquemo no choro!