O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) recebeu hoje o aval do Legislativo de Porto Alegre para contratar trabalhadores em caráter temporário, pelo prazo de 120 dias. Serão contratados 40 técnicos em tratamento de água e esgotos, um fresador, dois operadores de máquinas especiais, cinco soldadores industriais e um técnico industrial. O Projeto de Lei do Executivo que autoriza a medida teve aprovação unânime em sessão virtual da Câmara, nesta segunda-feira.
O projeto justifica que existem 23 servidores em grupo de risco da Covid-19 atuando diretamente nas atividades funcionais do Dmae. Outros quatro chegarão aos 60 anos em julho. Do quadro total do Dmae, 14% dos servidores atingiram dessa faixa etária.
O contingente definido no projeto permite a manutenção das unidades operacionais e elimina o risco de impossibilidade de operação das estações de tratamento de água e esgoto. O projeto vai agora para a Diretoria Legislativa, ainda na Câmara Municipal, para a redação final. Em seguida, o prefeito Nelson Marchezan Jr. vai ter 15 dias para a sanção.