A relação de exames de coronavírus em funcionários da empresa JBS no distrito de Ana Rech, em Caxias do Sul, mostrou que dos 1.538 exames realizados, 410 deram resultado positivo. Os dados consolidados, até o momento, foram entregues à Secretaria Municipal de Saúde de Caxias do Sul pela Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS). Em uma análise inicial, 294 envolvem pacientes que já se recuperaram. Do total, foram realizados 30 testes RT-PCR e os demais, testes rápidos, detalhou a Pasta.
A Vigilância Epidemiológica vai analisar cada caso para verificar se a triagem e o tipo de teste aplicado foram feitos de forma correta. Os 99 casos já inseridos nas estatísticas do município serão verificados para não constar em duplicidade.
Na última sexta-feira, o Ministério Público do Trabalho (MPT) do Rio Grande do Sul, por meio do Projeto de Adequação das Condições de Trabalho em Frigoríficos, divulgou que a unidade JBS de Ana Rech, em Caxias do Sul, chegou à marca de 436 funcionários infectados pelo coronavírus. Os números foram divulgados e confirmados pela procuradora Priscila Dibi Schvarcz, gerente nacional do Projeto.
Conforme o MPT, 1,5 mil trabalhadores foram testados e 412 eram casos novos, com outros 24 ainda dos primeiros dias de verificação. Apesar de o número representar quase um terço do quadro de funcionários, a maioria já havia desenvolvido anticorpos contra a doença.
Em nota, a JBS informou que a saúde dos colaboradores é prioridade absoluta e, desde o início da pandemia no Brasil, vem se pautando pelo “absoluto foco na segurança e proteção dos seus colaboradores no enfrentamento à Covid-19 em suas unidades”.
Segundo a empresa, todas as ações e medidas adotadas seguem as orientações dos órgãos de saúde, dos Ministérios de Saúde, Agricultura e Economia, além das recomendações dos governos locais. Para apoiar na construção desse protocolo, a JBS detalha que contratou a consultoria clínica do Hospital Albert Einstein e do infectologista Adauto Castelo Filho.
Entre as medidas adotadas pela empresa, está o afastamento de todos os colaboradores do grupos de risco – pessoas com mais de 60 anos, gestantes e aqueles que tenham indicação clínica. Segundo o mesmo protocolo, a JBS afirmou ter promovido o afastamento de todos os colaboradores que apresentem sintomas gripais e os que tenham testado positivo para a Covid-19. Em todos os casos, os trabalhadores recebem assistência e acompanhamento integral até que possam retornar, acrescentou a empresa.