A prefeita de Novo Hamburgo afirmou na noite de sábado que a classificação da cidade como alto risco de contágio para a Covid-19 não chega com surpresas, tendo em vista a situação epidemiológica no município. Fátima Daudt disse que a mudança para bandeira vermelha já estava antecipada e garantiu que “o Executivo irá cumprir todas as determinações exigidas na nova bandeira, atendendo exigência legal a respeito”.
“Com o crescente número de casos e a alta taxa de ocupação dos leitos de UTI nos últimos dias, que se mantiveram mesmo com as medidas adotadas nas últimas semanas pelo Município, a Prefeitura de Novo Hamburgo já esperava a troca da bandeira laranja para vermelha neste sábado na Região Covid R07, em que o município está inserido dentro do sistema de distanciamento controlado do Governo do Estado”, disse a gestora em nota.
No texto, ela também escreve que espera que “a parcela da população que não estava respeitando as regras de prevenção ao contágio da Covid-19 leve em conta os impactos de suas atitudes tanto na saúde quanto na economia da cidade”. “O Município também reitera que as ações do poder público, como ampliação no número de leitos de UTI, restrições da vida social e fiscalização mais rigorosa, seguem com foco em duas frentes: melhoria da estrutura de atendimento a pandemia e conscientização da população para a prevenção ao contágio, valorizando o distanciamento social, higiene pessoal e uso de máscaras”.
Assim como as demais regiões metropolitanas (com exceção de Taquara), a área apresentou piora em todos os indicadores que mensuram a Propagação da Doença. Dos quatro indicadores de Velocidade do Avanço, dois obtiveram bandeira preta e dois bandeira vermelha.