OMS espera primeiras centenas de milhões de vacinas contra Covid-19 ainda em 2020

Cientista-chefe da organização disse que, com sorte, pode haver "uma ou duas candidatas" até o fim do ano

Foto: cb Estevam/CCOMSex/ABr

As primeiras centenas de milhões de doses de vacinas para a Covid-19 devem estar disponíveis, até o fim do ano, para serem aplicadas nas pessoas mais vulneráveis. Foi o que estimou hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS), conforme a Agência France Presse (AFP).

A agência da ONU indicou que trabalhando com o objetivo de atingir 2 bilhões de doses até o final de 2021. Empresas farmacêuticas correm contra o tempo para encontrarem a vacina. A cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan, enfatizou que se trata de uma probabilidade, já que até agora não há vacina aprovada.

No mundo, os pesquisadores desenvolvem estudos com mais de 200 possíveis vacinas, dez das quais já em fase de testes clínicos em pessoas. “Se tiverem sorte, serão uma ou duas candidatas a uma potencial vacina até o final do ano”, afirmou a cientista, em entrevista por vídeo.

A prioridade serão os integrantes das chamadas linhas de frente, como médicos e policiais, assim como os mais vulneráveis à doença, como idosos e diabéticos, por exemplo. A eles, se somarão também as pessoas expostas em áreas de alta transmissão, como as favelas.

Em fim de maio, os chefes da indústria farmacêutica disseram acreditar na possibilidade de uma vacina antes de 2021, mas enfatizaram que o desafio é enorme. O mundo exige, em tese, duas doses de vacina por pessoa, ou 15 bilhões de doses, segundo os cálculos do setor.