A Polícia Civil implanta a partir desta quarta-feira uma mudança no horário dos plantões noturnos das delegacias de bairros em Porto Alegre. Após um estudo realizado pelo Departamento de Polícia Metropolitana e pela Divisão de Planejamento e Coordenação, um novo cronograma de atendimento ao público foi elaborado. “A utilização dessas delegacias durante a madrugada é baixíssima. Vamos centralizar e buscar agilizar o atendimento. Ficar um único servidor sozinho em uma DP muitas vezes com a porta fechada não traz segurança nem bom atendimento”, destacou a Chefe de Polícia Civil, delegada Nadine Anflor.
Na manhã desta terça-feira, a diretora do Departamento de Polícia Metropolitana, delegada Adriana Regina da Costa, detalhou a mudança. Segundo ela, o objetivo é buscar a otimização dos recursos. “Temos uma média de zero a quatro ocorrências nas delegacias alteradas no período noturno. Às vezes ficava um policial de plantão para registrar uma única ocorrência durante todo o período”, observou, referindo-se ainda à questão de segurança de ficar um único agente sozinho no local. Ela recordou ainda que muitas delas ficam próximas uma das outras e nenhuma tinha delegado plantonista. “É um projeto antigo e que agora acabou sendo implementado”, frisou. “Vamos dar prioridade à investigação que é a nossa atividade fim”, enfatizou.
Em Porto Alegre existem 20 delegacias de bairros. Segundo a diretora do DPM, oito delas (2ª DP, 4ª DP, 8ª DP, 10ª DP, 11ª DP, 14ªDP, 19ª DP e 20ª DP) tiveram os horários alterados, permanecendo fechadas a partir desta quarta-feira entre 20h e 8h, além de não terem plantões nos feriados e finais de semana. “As outras 12 permanecem sempre abertas nas 24 horas”, salientou. A delegada Adriana Regina da Costa destacou que a 2ªDPPA e a 3ªDPPA possuem delegados plantonistas dia e noite para atenderem “medidas imediatas e mais urgentes”. Por fim, a diretora do DPM assinalou que a maioria dos registros pode ser encaminhada na Delegacia Online, cujo acesso pode ser realizado no site.
Cronograma
As 12 delegacias que permanecem abertas nas 24 horas são a 1ª DP, 3ª DP, 5ª DP, 6ª DP, 7ª DP, 9ª DP, 12ª DP, 13ª DP, 15ª DP, 16 ª DP, 17ª DP e 18ª DP. A Delegacia para o Turista (DPTUR) no Porto Alegre Airport-Aeroporto Internacional Salgado Filho e as 2ªDPPA e 3ªDPPA também mantêm plantão dia e noite.
Já nas oito delegacias, que serão fechadas de segunda a sexta-feira das 20h às 8h, além de não funcionarem nos feriados e fins de semana, os atendimentos noturnos foram redirecionados conforme cronograma estabelecido no estudo:
– 2ª DP: registro na 2ª DPPA (av. Ipiranga, 1805, térreo, Santana).
– 4ª DP: registro na 2ª DPPA (av. Ipiranga, 1805, térreo, Santana), na 3ª DPPA (rua Comendador Tavares, 381, Navegantes), e na 9ª DP (av. dos Industriários, 170, IAPI).
– 8ª DP: registro na 2ª DPPA (av. Ipiranga, 1805, térreo, Santana), na 3ª DPPA (rua Comendador Tavares, 381, Navegantes) e na 9ª DP (av. dos Industriários, 170, IAPI).
– 10ª DP: registro na 2ª DPPA (av. Ipiranga, 1805, térreo, Santana) e na 3ª DPPA (rua Comendador Tavares, 381, Navegantes).
– 11ª DP: registro na 2ª DPPA (av. Ipiranga, 1805, térreo, Santana).
– 14ª DP: registro na 2ª DPPA (av. Ipiranga, 1805, térreo, Santana), na 3ª DPPA (rua Comendador Tavares, 381, Navegantes), e na 9ª DP (av. dos Industriários, 170, IAPI).
– 19ª DP: registro na 2ª DPPA (av. Ipiranga, 1805, térreo, Santana), na 15ª DP (av. Bento Gonçalves, 5690, Partenon).
– 20ª DP: registro na 2ª DPPA (av. Ipiranga, 1805, térreo, Santana), na 6ª DP (av. Guaíba, 4330, Assunção) e na 13ª DP (av. Augusto de Carvalho, 95, Cavalhada).