Com mais duas mortes por Covid-19, total no RS chega a 368

Prefeituras de Caxias do Sul e Três Passos confirmaram óbitos nesta manhã

Foto: Divulgação / CP Memória

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, confirmou na manhã desta terça-feira (16) o oitavo óbito por coronavírus na cidade. Trata-se de uma idosa de 87 anos que internou no Hospital Virvi Ramos no dia 7 de junho e faleceu às 22h dessa segunda. A idosa tinha insuficiência cardíaca. Além dessa, Caxias do Sul já registrou sete mortes pela Covid-19.

A Prefeitura de Três Passos também confirmou na manhã de hoje o primeiro óbito em decorrência de coronavírus no município. Trata-se de um homem, de 52 anos, que morreu às 21h30min dessa segunda-feira. Com esses dois novos registros, o número de mortes em razão da Covid-19 no Rio Grande do Sul é de 368, desde 24 de março.

O paciente de Três Passos foi encaminhado ao Hospital de Caridade pela Unidade Sentinela, no último dia 10 de junho, quando foi coletado o exame PCR e enviado ao Laboratório Central do Estado (Lacen). Por apresentar muita dificuldade respiratória, no dia 12, ele foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), precisando ser entubado. O diagnóstico positivo para Covid-19 foi confirmado pelo Lacen no domingo. O homem era portador de síndrome de down, sendo considerado do grupo de risco.

Três Passos já registrou 120 casos positivos da doença, conforme a prefeitura. Destes, 87 estão curados. No momento há um paciente do sexo masculino, de 48 anos, internado na UTI.

O balanço estadual, que cita 360 óbitos, ainda não leva em conta os casos mais recentes de Caxias do Sul (1), Três Passos (1), Porto Alegre (2) e Santo Ângelo (1), além de três ocorrências de dias anteriores, informadas pelas prefeituras de Canguçu, Itacurubi e Gravataí.

Já o total de casos confirmados de infecção pelo coronavírus subiu para 16.312, em 350 cidades gaúchas. O boletim da SES contabiliza 15.438, mas ainda não considera 884 testes positivos com registro pendente em Porto Alegre. O relatório estima que 12.613 pacientes já tenham se curado da doença.

Porto Alegre lidera em número de óbitos, com 57, seguida de Passo Fundo (37), Bento Gonçalves (24), Lajeado (21) e Sapucaia do Sul (10). Já as cidades com mais casos confirmados incluem Porto Alegre (2.280), Lajeado (1.515), Passo Fundo (1.196), Bento Gonçalves (759) e Garibaldi (437).