Com 90% da verba para reforço de leitos utilizada, Clínicas só dispõe de nove vagas na ala para Covid

Dos 46 leitos de UTI disponíveis, havia 39 ocupados hoje

Foto: Ricardo Giusti/CP

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) já investiu 90% da verba de R$ 57 milhões repassada pelo Ministério da Educação (MEC) para ampliar a capacidade de atendimento a casos graves de infecção pelo novo coronavírus. Desde março, foram criados 46 leitos específicos de terapia intensiva para pacientes com a Covid-19. Com isso, o Centro de Terapia Intensiva (CTI) passou a contar com 118 vagas – 96 delas ocupadas na tarde desta terça-feira.

Apesar da ampliação da capacidade, o hospital já registra 39 pessoas internadas com sintomas de contaminação – 33 delas com teste confirmado para a Covid e seis com suspeita da doença.

O Clínicas é referência no atendimento a casos graves de coronavírus no Rio Grande do Sul. De acordo com o MEC, a pandemia levou à necessidade de readequação do cronograma original de ocupação de dois prédios novos, concluídos em outubro de 2019.

Até agora, o Clínicas investiu R$ 51,1 milhões. Além das vagas nos CTIs, foram contratados 519 profissionais temporários das 775 vagas liberadas pelos ministérios da Educação e da Economia.

A instituição integra a rede de hospitais universitários do MEC, vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).