O Esquadrão Antibombas do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Brigada Militar está em São Sebastião do Caí para recolher e destruir cinco bananas de dinamite encontradas durante uma operação conjunta da Polícia Civil e da Brigada Militar. A equipe saiu de Porto Alegre em um helicóptero do Batalhão de Aviação da BM.
O alvo da ação foi uma residência situada na rua Ervino Helmich, no bairro Loteamento Nova Rio Branco. Os explosivos encontram-se dentro de uma bolsa. Um policial militar do BOPE, com traje anti-fragmentação, está encarregado de examinar e recolher as emulsões explosivas, sendo as mesmas posteriormente destruídas em local seguro. A área foi isolada no entorno. O Corpo de Bombeiros Voluntários e o Samu estão de prontidão em caso de emergência.
Na operação da Polícia Civil e Brigada Militar foram cumpridos cinco ordens judiciais, sendo quatro mandados de busca e apreensão e outro de prisão. A ação ocorreu no âmbito do combate a homicídios na cidade. Houve a apreensão também de cocaína e munição, além de fardas da PC e BM.