‘Momento é de união’, prega ministro da Justiça após ataque ao STF

No dia seguinte a um ataque com fogos de artifício ao STF, país teve mais protestos contrários e favoráveis ao governo

Foto: Anderson Riedel / PR

O ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, divulgou uma nota neste domingo em que pede união entre os poderes e ressalta que “o Brasil e seu povo devem estar em 1º lugar”.

No dia seguinte a um ataque com fogos de artifício ao Supremo Tribunal Federal (STF), o país teve mais protestos contrários e favoráveis ao governo.

O Ministério Público Federal (MPF) determinou, neste domingo, a abertura imediata de inquérito policial para investigar o lançamento de fogos de artifício em direção ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF).

Leia a íntegra da nota de André Mendonça:

Brasília, 14/06/2020 – Em tempos tão difíceis, é essencial voltarmos aos princípios:

1º. A democracia pressupõe, acima de tudo, que todo poder emana do povo. Por isso, todas as instituições devem respeitá-lo. Devemos respeitar a vontade das urnas e o voto popular. Devemos agir por este povo, compreendê-lo e ver sua crítica e manifestação com humildade. Na democracia, a voz popular é soberana.

2º. A democracia pressupõe o respeito às suas instituições democráticas. Qualquer ação relacionada à Presidência da República, ao Congresso Nacional, ao STF ou qualquer instituição de Estado deve pautar-se por esse respeito.

3º. Portanto, todos devemos fazer uma autocrítica. Não há espaço para vaidades. O momento é de união. O Brasil e seu povo devem estar em 1º lugar.