Empresários de Santa Maria se dizem surpresos com inclusão do município na bandeira vermelha

Prefeito apoia medida

Foto: João Alves / PMSM / Divulgação /

Depois de quase três horas, terminou a reunião dos representantes do Sindilojas, Câmara de Comercio e Industria (Cacism) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que discutiram medidas para reverter a decisão do governo estadual que colocou Santa Maria na bandeira vermelha do distanciamento controlado referente ao novo coronavírus.

Segundo a empresária e presidente do CDL, Marli Rigo, ficou definido que toda tentativa de reverter a situação deve passar pelo prefeito Jorge Pozzobom. “Conversamos com o prefeito e ele vai tentar reverter a situação nos próximos dias,” informou Marli .”Vamos tentar reverter a situação ainda nesta semana. Uma nova reunião dos empresários acontece nesta segunda-feira. Santa Maria não concorda com a análise feita, que colocou o município em bandeira vermelha,” destacou Marli.

Os empresários de Santa Maria se dizem surpresos com a decisão do governo, que entra em vigor nesta segunda-feira. “Jamais imaginávamos que iríamos fechar tudo novamente, o que significa um caos para a sobrevivência da economia que vai afetar todas as famílias”, acrescentou Marli. A empresária salienta que não é o comércio o responsável pelo contágio, já que vem tomando as medidas de prevenção.

O presidente do Sindilojas, empresário Ademir da Costa, que também compõe a direção da Fecomércio, entende que a bandeira vermelha vai provocar mais prejuízos à economia do município. “Precisamos ter uma ação política para termos abertura de mais leitos. Os 32 municípios da AM-Centro (Associação dos Municípios da Região Centro do Estado) devem buscar alternativas para que possamos abrir leitos. Se tivéssemos seguido o exemplo de prefeitos de outros municípios que abriram mais leitos, a projeção não é nada boa para os próximos meses”, admite.

O presidente da Cacism, Luiz Fernando Pacheco, afirmou que a situação já era esperada em virtude dos últimos acontecimentos e as colocações de algumas pessoas da área da saúde junto aos veículos de comunicação. “Somos totalmente contrários à medida adotada de bandeira vermelha para Santa Maria”, reforçou. Segundo Pacheco, o que falta mesmo é responsabilidade das pessoas, já que em muitas regiões do município não existe prevenção e as festas, jogos de futebol, churrascos seguem ocorrendo. “O local mais seguro é dentro das lojas, já que todas as medidas de prevenção são tomadas”, enfatiza.

Prefeito apoia medida

“Essa mudança feita pelo governo do Estado vai ao encontro de uma preocupação que já tínhamos, tanto é que emitimos três decretos, nesta sexta-feira, aumentando o rigor das medidas restritivas. Fizemos isso justamente por entender o momento delicado pelo qual a cidade está passando. Intensificaremos a fiscalização para frear o crescimento do número de casos e internações, pontos decisivos para a mudança da bandeira de laranja para vermelha,” destacou o prefeito Jorge Pozzobom.