Leite sobre volta do Gauchão: “Não iremos forçar a barra”

Governador ressaltou que jogos devem seguir as diretrizes do Distanciamento Controlado

Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação

O retorno do Gauchão 2020 também pautou a live em que, nesta quinta-feira, o governador Eduardo Leite anunciou ajustes no Modelo do Distanciamento Controlado. De acordo com ele, para que as partidas do estadual voltem a ocorrer, vai ser preciso respeitar as diretrizes.

“Qualquer retorno do futebol no Rio Grande do Sul será sem público e os jogos deverão obedecer às regras do Distanciamento Controlado. Não iremos forçar a barrar ou fazer alterações para atender aspirações de encerrar o torneio sem priorizar a vida dos jogadores, comissão técnica e demais envolvidos”, declarou.

Citado por Leite, o modelo do RS prevê que, em regiões com a bandeira laranja, risco médio da Covid-19, partidas de futebol e atividades com contato físico não podem ocorrer. Atualmente, a grande maioria das cidades envolvidas no torneio se encontra nessa condição, inclusive Porto Alegre.

A declaração ocorre após o encontro entre o governo e a Federação Gaúcha de Futebol (FGF), marcado para esta sexta, ter sido cancelado, pela manhã. O encontro previa discutir protocolos de segurança para a realização de jogos de futebol.

Secretário vê necessidade de jogos em regiões com bandeira laranja
Em entrevista na última terça, o secretário do Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, Francisco Xavier de Vargas Neto, avaliou que, para o torneio voltar, algumas partidas terão de ser jogadas em regiões com risco médio da Covid-19, mas lembrou que cabe à FGF convencer o governador.