Pontes anuncia testes com novo remédio para combate à Covid-19

Ministro afirmou que a nitazoxanida "é mais uma arma" contra o novo coronavírus se tiver eficácia comprovada cientificamente

Pontes participou de reunião com Bolsonaro Foto: Flickr MCTIC / R7

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, afirmou, nesta terça-feira, que a pasta iniciou novos testes com nitazoxanida em pacientes que tenham sido infectados pelo coronavírus, mesmo assintomáticos.

“Ontem, iniciamos um segundo protocolo. O primeiro trabalha com pessoas com febre e início de pneumonia, aquele vidro fosco no pulmão. Estamos começando um novo teste, um protocolo que pega pacientes sem qualquer sintoma, basta ter sido positivo no Covid-19”, afirmou. Segundo Pontes, que fez anúncio na 34ª Reunião de Governo, com o presidente Jair Bolsonaro, estes testes são importantes para medir a evolução da carga viral da doença.

Para ele, o remédio “é mais uma arma” se for comprovadamente efetivo no combate à doença. A pasta vai precisar de 300 voluntários nesta segunda fase. Pontes elogiou a capacidade dos cientistas brasileiros e diz acreditar que em breve o país vai voltar a situação normal. “O Brasil tem capacidade muito grande, com cientistas, pesquisadores, infraestrutura, o tanto que já sofremos com dengue, chikungunya, isso é uma coisa que muito em breve vai trazer o país para a situação normal”, afirmou.