Grêmio prioriza equilíbrio financeiro em meio à pandemia

Clube não cogita reduzir salários dos jogadores, mas medida pode ser adotada dependendo do tempo que ficar sem jogos

Grêmio não cogita reduzir os salários do elenco profissional, mas essa medida poderá ser adotada no futuro | Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação / CP

O sucesso desportivo deixou de ser prioridade em 2020. Com tantas incertezas quanto ao futuro próximo, a falta de perspectiva de reinício das competições e a queda vertiginosa de receitas, o Grêmio colocou a saúde financeira em primeiro plano. Isso não significa que o clube deixará de brigar pelos títulos e ser competitivo nos campeonatos que terá pela frente, mas os maiores esforços, até o final do ano, estarão voltados para o enfrentamento da crise com o menor trauma possível.

O presidente Romildo Bolzan Júnior tem defendido a ideia de que os clubes que conseguirem atravessar 2020 de uma maneira mais sólida no aspecto financeiro entrarão 2021 como fortes candidatos a ganhar campeonatos. E o trabalho do Conselho de Administração tem se pautado nesse sentido.

“O Grêmio tem uma governança muito estabilizada e competente. Nós jogamos pela última vez no dia 15 de março, no dia seguinte o Conselho de Administração (CA) aprovou um primeiro plano de contingência, que vem sendo acompanhado diariamente. Tivemos um enxugamento muito sério dos nossos recebíveis, não estamos entregando o nosso produto, que é o futebol”, diz o vice de futebol do clube, Paulo Luz, que também é integrante do CA.

“É uma situação muito delicada, mas que está sendo tratada com seriedade e responsabilidade, no sentido de priorizar que o clube mantenha a solidez”, confirma o dirigente. A partir de julho, o Grêmio entrará em uma segunda fase de contingenciamento e seguirá repactuando pagamentos com fornecedores, reduzindo custos, entre outras medidas.

“Nós levamos anos para construir essa solidez, que é a sustentabilidade econômica e financeira do Grêmio. O futebol é importante, mas teremos que achar um ponto de equilíbrio entre cuidar das finanças e ter um time e elenco fortes, vitorioso, fazer essa condução com sabedoria quando do retorno do futebol”, finaliza Paulo Luz.

Por enquanto, o Grêmio não cogita reduzir os salários do elenco profissional, mas essa medida poderá ser adotada dependendo do tempo que o clube ainda ficar sem os jogos.