Onyx Lorenzoni afirma que “auxílio precisa chegar pra quem precisa, não é pra bandido”

Ministro da Cidadania garante que, até amanhã (2), serão inseridos mais 5 milhões de brasileiros no sistema do Auxílio Emergencial

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, afirmou que, até esta quarta-feira (03), mais 5 milhões de brasileiros terão direito ao auxílio emergencial de R$ 600. Até o momento, o sistema já avaliou 120 milhões de CPFs e 32 milhões de brasileiros não tinham direto ao benefício, mas 11 milhões de pessoas ainda aguardam análise da sua situação.

O ministro justificou que a demora nas análises dos possíveis beneficiários é causada pelos problemas no CadÚnico, sistema que autoriza o pagamento. “Os governos do PT foram uma tragédia. O Cadastro Único Nacional tinha um perfil eleitoral. As pessoas foram cadastradas no sistema apenas para benefício de fraudes”, ressaltou hoje em entrevista ao programa Direto ao Ponto, da Rádio Guaíba.

O Ministério da Cidadania também irá criar uma ferramenta, que será divulgada nos próximos dias, para possibilitar um canal onde a população possa solicitar nova avaliação como beneficiário, após descarte através do CadÚnico. Sobre as fraudes do sistema, como a do pagamento do auxílio aos presidiários, Onyx Lorenzoni garantiu que a pasta trabalha no aperfeiçoamento da rede. “O auxílio precisa chegar pra quem precisa, não é pra bandido”.

Lorenzoni ainda lamentou que muitos se utilizaram da mentalidade da “tentativa ser livre” e, mesmo sabendo que não tinham direito aos R$ 600, tentaram obter o valor através do aplicativo da Caixa. O ministro destacou que a pasta enfrenta sérios problemas com fraudes. Ele citou, por exemplo, que muitas pessoas que jamais pensariam em solicitar os valores no sistema são alvos dos golpes. As quadrilhas usam seus dados no sistema. “Foi o que aconteceu com um jornalista famoso aqui no Brasil recentemente”, revelou.

Durante a pandemia, duas quadrilhas foram desarticuladas e já foram abertos 300 inquéritos na Polícia Federal para investigar irregularidades nas solicitações. Quando o programa de auxílio foi anunciado pelo governo, diversas plataformas online, como sites e aplicativos falsos, foram criados e as pessoas acabaram fornecendo todos os seus dados de cadastro aos fraudadores.

No Brasil, o auxílio emergencial já chegou a 59 milhões de brasileiros. O ministro salienta que as primeiras parcelas já chegaram aos que mais precisam. Como exemplo, Lorenzoni citou a região Nordeste do país, onde se concentra 40% da população mais vulnerável e 37% já receberam o benefício.

Ainda sobre a pandemia, Onyx Lorenzoni afirmou que os dados precisam ser observados com “comparações adequadas”, ou seja, “o número de óbitos por um milhão de habitantes”. “Muitos fazem comparações com a Bélgica, por exemplo, mas eu questiono. Quantas Bélgicas cabem no Brasil? 22”, demonstrou.

O ministro ainda criticou a Organização Mundial da Saúde (OMS). “A OMS errou e muito no início da pandemia. Ajudou a China a esconder os dados e minimizar a pandemia”, comentou. Na visão de Lorenzoni, o presidente Jair Bolsonaro e o governo deram “todas as condições para o combate à pandemia, mas é preciso pensar em todos. Essa visão é muito importante”, ressaltou.