João Derly deixa Secretaria do Esporte e Lazer do RS

Ex-judoca pediu exoneração para se dedicar às eleições de 2020

Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite anunciou, nesta terça-feira, a saída do secretário João Derly, que comanda a Secretaria do Esporte e Lazer. Filiado ao Republicanos, o ex-judoca deixa o cargo a pedido próprio para se dedicar às eleições de 2020, com expectativa de que dispute a Prefeitura de Porto Alegre. Segundo a Justiça Eleitoral, secretários de estado que desejem concorrer a prefeito ou vice-prefeito devem se afastar do cargo quatro meses antes da eleição. Até o momento, o pleito está marcado para 4 de outubro.

“É uma pena não poder mais contar com a dedicação do secretário na gestão da pasta”, lamentou o governador, ao agradecer pelo trabalho exercido até então.

Ex-deputado federal e ex-vereador de Porto Alegre, João Derly assumiu a Secretaria do Esporte e Lazer no início da gestão, ficando 17 meses no cargo.

O novo titular da pasta deve ser anunciado nesta quarta-feira. Essa é a quarta mudança no secretariado de Leite nos últimos dias. Na sexta, o Executivo anunciou a saída de Leany Lemos da secretaria do Planejamento; Catarina Paladini deixou a pasta da Justiça e Direitos Humanos, e Rodrigo Lorenzoni assumiu a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

*Com informações da repórter Mauren Xavier/CP