Depois de decretos de liberação, cai índice de isolamento social em Porto Alegre

Taxa monitorada pela Inloco mostra média de 41% na última semana

A exemplo do que já vem acontecendo a partir de decretos de liberação do retorno gradual das atividades em Porto Alegre, a movimentação na cidade vem aumentando. O índice de isolamento social monitorado pela Inloco mostra que a média ficou em 41% na última semana. O distanciamento vem sendo apontado por autoridades como medida fundamental para coibir a disseminação do novo coronavírus.

Com exceção dos domingos, em que o distanciamento social ultrapassou 50%, a média de 41% passou a ser registrada desde o dia 20 de maio, quando foram liberados para funcionamento os shoppings centers, galerias e centros comerciais, restaurantes, igrejas e templos, equipamentos culturais e empresas do setor do comércio e de serviços.

Nos 15 dias anteriores, entre 5 e 19 de maio, a média de isolamento se manteve em 45%, depois da liberação do retorno às atividades para profissionais autônomos, profissionais liberais, microempreendedores individuais e microempresas. A partir da liberação da indústria e da construção civil, a média nos dias da semana, entre 4 de maio e 23 de abril, a média já havia caído para 46%. No período anterior, o isolamento social chegou a 56%, no feriado de 1º de maio, e a 61%, no domingo de 26 de abril.

No primeiro fim de semana após os decretos que determinaram o fechamento de setores não-essenciais e orientaram o isolamento social como forma de frear a pandemia de coronavírus, 70% dos moradores não saíram de casa no domingo, dia 22 de março.