Obras no pilar da Ponte do Guaíba podem ser concluídas antes do previsto

Serviços de recuperação do pilar atingido por embarcação ocorrem 24 horas por dia

Foto: Guilherme Almeida/CP

As obras no vão móvel da Ponte do Guaíba avançaram e trabalhos podem ser concluídos ainda esta semana. Os serviços de recuperação no pilar, com o objetivo de adiantar ao máximo o prazo de término dos trabalhos e retorno à normalidade nos içamentos do vão móvel, seguem ocorrendo 24 horas por dia.

O prazo inicial previsto era de dez dias, segundo a concessionária CCR ViaSul. No entanto, devido aos esforços realizados para a redução desse tempo, os trabalhos podem ser encerrados antes. Já foram realizados os serviços de limpeza, confecção de novas formas e reposição de armadura. A concretagem da viga está prevista para iniciar no dia de hoje. Depois, serão feitos os testes de resistência no local e avaliações mecânicas para posterior definição da data final do trabalho.

Segundo a CCR ViaSul, os serviços vêm sendo executados pela empresa proprietária da embarcação responsável pela colisão. A concessionária, responsável pela operação da ponte, vai acompanhar e fiscalizar a execução. Já o tráfego de veículos não chegou a ser afetado e permanece normal, sem alterações.

O Comitê de Fomento Industrial do Polo Petroquímico (Cofip/RS) que representa empresas Arauco, Arlanxeo, Braskem, GS Inima Brasil, Hexion, Innova, John Deere, Oxiteno, Polo Films e White Martins, pretende realizar uma reunião para avaliar os impactos e alternativas possíveis por conta da paralisação do içamento da ponte vão móvel do Guaíba. A Capitania Fluvial de Porto Alegre informou que o trânsito de embarcações de baixa altura que não requerem o içamento do vão móvel da ponte permanece liberado.