Cinco novas faixas exclusivas de ônibus entram em operação nesta sexta na Capital

Faixas serão instaladas em trechos das avenidas Mauá, João Goulart, Loureiro da Silva, Ipiranga e Túnel da Conceição

Foto: EPTC/PMPA

Entram em operação nesta sexta-feira cinco novos trechos de faixas exclusivas para o transporte coletivo na Capital. As novas faixas serão entregues em trechos das avenidas Mauá, João Goulart, Loureiro da Silva, Ipiranga e Túnel da Conceição. O funcionamento será no horário das 6h às 9h e das 16h às 20h, com exceção do Túnel da Conceição, das 6h às 20h.

Nesta nova etapa serão implantados quase nove quilômetros de espaço exclusivo para o tráfego dos ônibus. A iniciativa faz parte do Programa de Priorização do Transporte Coletivo, que vai ampliar em 22 quilômetros, de 16 trechos, o espaço com prioridade para os ônibus e táxis, o que representa um aumento de 130% em relação aos 17 quilômetros já existentes antes do início da implantação, em setembro do ano passado. Responsável pela implantação, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registra que de 1977 a 2016, foram executadas 15,5 quilômetros de faixas exclusivas.

As medidas de priorização do transporte coletivo contribuem para a regularidade da operação e mais agilidade nas viagens, o que auxilia na diminuição no tempo do deslocamento dos usuários. De acordo com a prefeitura, isso atrai novos passageiros, pois melhora a qualidade do serviço. Com viagens mais rápidas, sem congestionamento, também é possível economizar combustível.

A faixa exclusiva para uso do transporte coletivo já existe em diversas avenidas da Capital: Cristóvão Colombo, Júlio de Castilhos, Independência, Voluntários da Pátria, Cavalhada, Nonoai, Brasil, Bento Gonçalves, Assis Brasil, Icaraí, trecho da Ipiranga e Rua da Conceição junto à Rodoviária.