Dobra apreensão de maconha e volume de cigarro recolhido cresce 135% em BRs gaúchas

Só hoje, agentes apreenderam mais de meia tonelada da droga e 470 mil maços, em Vacaria e Pelotas

Foto: Divulgação/PRF

A apreensão de maconha praticamente dobrou, desde o início de 2020, no comparativo com o ano passado, em BRs gaúchas. Já a quantidade recolhida de cigarros falsificados cresceu quase 75%, mesmo em meio à pandemia de coronavírus, que passou a exigir distanciamento social em março. Os dados foram divulgados, hoje, pela Polícia Rodoviária Federal.

Até o momento, foram recolhidos 4,9 milhões de maços de cigarros sem procedência, contra um total de 2,08 milhões, no mesmo período de 2019. Já a apreensão de maconha aumentou de 4 toneladas, no ano passado, para quase 8, agora.

Só hoje, os agentes apreenderam mais de meia tonelada de maconha e 470 mil maços de cigarros, em dois flagrantes, pela manhã, nas BRs 285, em Vacaria, e 392, em Pelotas.

Na cidade serrana, a PRF apreendeu um caminhão roubado no Paraná carregado com 660 quilos do entorpecente e 70 mil maços de cigarro paraguaio. O motorista, de 37 anos, não obedeceu ao comando dos policiais e tentou fugir. Ao se aproximar do perímetro urbano de Vacaria, deparou-se com o trânsito lento. Com a aproximação da viatura, pulou do caminhão ainda em movimento. O veículo, desgovernado, colidiu em um poste de iluminação. O homem acabou preso em seguida.

Em Pelotas, na metade Sul, um caminhão apreendido escondia mais 400 mil maços de cigarro paraguaio. O condutor disse não saber onde havia colocado o compartimento de carga. O motorista, de 34 anos, também teve decretada prisão em flagrante.