Ufrgs admite adiar Vestibular em função da pandemia de Covid

Não há prazo para que conselheiros se reúnam para readequar o calendário acadêmico

Foto: Guilherme Testa/Arquivo/Correio do Povo

Em nota emitida hoje, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) admite a necessidade de rever o calendário acadêmico de 2020 e, inclusive, as datas do vestibular, em função do risco de disseminação do novo coronavírus. A instituição suspendeu as atividades, na metade de março e as restrições se estendem, pelo menos até 31 de maio.

O comunicado cita que cabe aos Conselhos Universitário e de Ensino, Pesquisa e Extensão readequarem o calendário acadêmico. Não há data, porém, para que os conselheiros se reúnam. O Vestibular 2021, inicialmente previsto para 28 e 29 de novembro e 5 e 6 de dezembro, integra, segundo a nota, o conjunto de atividades que deve ter “novas datas de realização”.

Em março, a Ufrgs adotou um conjunto de medidas em função da pandemia de Covid-19, como a suspensão das aulas presenciais, o estabelecimento do trabalho remoto para os servidores, cancelamento de cerimônias de formatura no Salão de Atos, por exemplo.

Essas medidas, desde então, vêm sendo prorrogadas enquanto permanece o risco de contágio. A Administração Central criou grupos de trabalho e comitês para realizar análises e estudos de cenários, visando, quando possível, retomar o funcionamento da universidade.

Outro temor é de que o ano letivo se estenda, verão adentro, atrasando o início das aulas em 2021.