Trump: “incompetência” da China provocou “massacre mundial”

Em ano eleitoral, aumento do desemprego põe em risco chances de reeleição do Partido Republicano em novembro

Presidente dos EUA, Donald Trump usou o Twitter para se manifestar | Foto: Jim Bourg/Reprodução/ABr
Foto: Jim Bourg / Reprodução/ABr

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reiterou os ataques à gestão da China frente à crise do coronavírus e escreveu, hoje, no Twitter, que a “incompetência” do país asiático causou um “massacre global”.

O americano se mostra indignado com os efeitos da pandemia de Covid-19 na economia norte-americana e critica diariamente a China, onde o vírus apareceu pela primeira vez no fim do ano passado.

No início da crise, Trump minimizou os riscos e disse, em várias ocasiões, que a China vinha assumindo o controle da epidemia, mas, à medida que o vírus avançou, mudou o discurso.

Em um ano eleitoral, o aumento do desemprego põe em risco as chances de reeleição do Partido Republicano em novembro. Com isso, Trump reitera, há semanas, que havia como evitar as mais de 320 mil mortes causadas pela Covid em todo o planeta. Os Estados Unidos registraram mais de 90 mil óbitos desde então.

Em discursos anteriores, Trump também ameaçou a Organização Mundial de Saúde (OMS) de cortar contribuições, acusando a instituição de ajudar a China a esconder o alcance da epidemia.