
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul se reúne, nesta terça-feira (19), para analisar a retomada parcial das atividades. As medidas de restrição no parlamento foram adotadas em março e prorrogadas com o avançar da pandemia de Covid-19. As sessões plenárias deliberativas vêm ocorrendo virtualmente, com votações por videoconferência. Da mesma forma, são realizadas as reuniões da Comissão de Constituição e Justiça. O acesso ao Palácio Farroupilha continua suspenso ao público externo. Servidores seguem com a realização de tarefas por teletrabalho, com flexibilidade de horários e rodízio no caso da atuação presencial na sede do Legislativo.
As medidas em vigência até o último dia 15 foram prorrogadas até o final desta semana, na sexta-feira (22). As regras que passarão a valer a partir da segunda (25) serão discutidas na reunião do presidente da Assembleia, deputado Ernani Polo (PP), com seus dois vices e quatro secretários. O encontro está marcado para as 14h de amanhã.
Câmara de Vereadores
Na Câmara de Porto Alegre, os encontros virtuais foram programados para ocorrer até esta segunda-feira. Desde março, foram realizadas 10 sessões plenárias e 19 reuniões entre vereadores e membros do Poder Executivo. Na tarde de hoje, a partir das 15h, o Comitê Permanente de Crise irá se reunir para definir a agenda do parlamento municipal para os próximos dias. Há, em alguns gabinetes da Câmara, a defesa da retomada de encontros presenciais nas comissões do Legislativo.