Orla do Guaíba lota em domingo de sol, mesmo em meio a pandemia

Maioria, no entanto, atendia a recomendação da autoridades de saúde, circulando com máscara para evitar o contágio

Foto: Mauro Schaefer/CP

O domingo de sol e tempo firme em Porto Alegre atraiu milhares de frequentadores à Orla do Guaíba, naquele que pode ser considerado o fim de semana de maior movimento na região em maio. Mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, a multidão que tomou conta da Usina do Gasômetro ignorou as recomendações de distanciamento social. Rodas de chimarrão, famílias sentadas em círculos no gramado e grupos praticando exercícios tomaram conta da paisagem.

Houve fila para compra de pipoca, churros e bebidas junto a ambulantes e a maioria das vagas de estacionamento ficou ocupada. Viaturas da Guarda Municipal e da Brigada Militar reforçaram o policiamento na região, mas sem avisos por meio de alto-falantes com recomendações para a população evitar aglomeração. A Redenção, no Bom Fim, e o Parcão, no Moinhos de Vento, também registraram movimento, embora abaixo do normal.

Se o público que frequentou a orla ainda não se equipara ao de um fim de semana da pré-pandemia, o quadro já mostra, ao menos, que parte das pessoas já não leva a sério a necessidade de distanciamento social em razão da Covid-19. A maioria, no entanto, atendia a recomendação da autoridades de saúde, circulando com máscara para evitar o contágio.