Eduardo Pazuello assume Saúde interinamente após saída de Teich

Ministro que pediu demissão concede coletiva às 15h30min

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O general Eduardo Pazuello vai assumir interinamente o cargo de ministro da Saúde após a saída de Nelson Teich, anunciada nesta sexta-feira.

Pazuello é secretário-executivo da pasta desde 22 de abril. Ele despacha nesta sexta com Teich e, segundo apurou o R7, recebeu convite para ficar no cargo.

O deputado e ex-ministro Osmar Terra também é cotado, mas a preferência de Bolsonaro é por Pazuello, que tinha assumido a missão no Ministério da Saúde de forma temporária.

Terra está em Brasília, mas sem previsão de ir ao Planalto.

Nessa manhã, Bolsonaro convocou Teich para uma reunião, por volta de 11h. Ainda de acordo com o R7, o ministro não aceitou as premissas do presidente “acima da ciência”, nem adotar a medicação hidroxicloriquina de forma indiscriminada, também em pacientes com sintomas iniciais de síndrome gripal.

As diretrizes traçadas pelo ministro para distanciamento social, estabelecendo gradações desde a flexibilização até o lockdown, também não foram aceitas nem pelo Planalto, nem pelos conselhos de secretários de saúde do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e do Conasems (Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde).

A assessoria do Ministério da Saúde prevê uma entrevista coletiva em que o próprio Teich esclareça as razões da saída. Teich assumiu o Ministério da Saúde há menos de um mês, em 17 de abril, após a demissão de Luiz Henrique Mandetta.

O ministro concede, às 15h30min, uma coletiva de imprensa para detalhar a a demissão. “Uso de máscara é obrigatório”, salienta o aviso.