RJ: Prefeito de Teresópolis estipula “rodízio de pessoas” para evitar contágio pela Covid-19

Decreto define que aqueles que possuem CPF com final par poderão circular nos dias pares, e vice-versa

Foto: Divulgação / Facebook da Prefeitura de Teresópolis

A Prefeitura de Teresópolis, no Rio de Janeiro, surpreendeu, durante a semana, ao anunciar uma medida polêmica para conter o avanço do coronavírus na cidade: um rodízio de pessoas, pelo número do CPF.

O prefeito, Vinicius Claussen, acompanhado do vice, Ari Boulanger, detalhou as regras em uma transmissão virtual, ainda na terça-feira. O decreto de “rodízio de pessoas” entra em vigor nesta sexta. A norma prevê que aqueles com CPF de dígito final par (0, 2, 4, 6 e 8) só poderão circular nos dias pares. Quem tiver CPF finalizado em numeral ímpar (1, 3, 5, 7 e 9) só vai poder sair às ruas nos dias ímpares.

A adoção de medidas mais restritivas – “lockdown estágio um”, como definido pelo próprio prefeito -, decorre do aumento significativo na detecção de novos casos da doença. No período de 24 horas, por exemplo, entre os dias 12 e 13 de março, houve um salto de 300 novos casos de Covid em Teresópolis. A preocupação dos gestores está relacionada ao descaso de moradores em relação à necessidade de controle da doença.

A previsão de multa para quem infringir as novas regras é de R$ 136,42 para pessoas físicas e R$ 812,52 para empresas. Funcionários de serviços essenciais devem carregar consigo um documento de permissão de circulação, que pode ser emitido no site da Prefeitura. A fiscalização fica a cargo das Polícias Militar e Civil, Guarda Municipal e Defesa Civil.