Crescem apreensões nas BRs gaúchas em meio à pandemia de Covid

Entre 12 de março e 11 de maio, agentes recolheram 61% a mais em drogas em relação ao mesmo período de 2019; em dinheiro sem origem comprovada, alta é de 375%

Foto: PRF/Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou aumento de apreensões e redução de mortes nas rodovias federais gaúchas, em meio à pandemia de coronavírus. Conforme a PRF, as orientações das autoridades de saúde, para que as pessoas fiquem em casa, evitando a disseminação do vírus, reduziram a movimentação de veículos nas estradas mas não barraram o trânsito de mercadorias ilegais, como entorpecentes.

Entre os dias 12 de março e 11 de maio, as apreensões de drogas aumentaram em 61%. Já o volume recolhido em dinheiro sem origem lícita comprovada aumentou 375% em relação ao mesmo período do ano passado. A PRF apreendeu R$ 3,7 milhões em dinheiro sem procedência, contra R$ 1,6 milhão apreendidos no mesmo período do ano passado.

De março até maio, foram apreendidas 3,7 toneladas de drogas, 445 quilos de agrotóxico e 1,8 milhão de maços de cigarro sem procedência. No mesmo período do ano passado foram 2,3 toneladas de drogas, 153 quilos de agrotóxicos e 1,8 milhão de maços de cigarro.

O número de acidentes, no entanto, caiu. Foram registradas reduções de 39% no número de mortes e 37% a menos de acidentes graves. Em dois meses, ocorreram 117 acidentes graves, com 34 mortos e 587 vítimas com lesões. No ano passado, foram 187 acidentes graves com 56 mortos e 882 feridos em BRs gaúchas.