Resultados de testes de Bolsonaro para Covid-19 deram negativo

Mais cedo, ministro do Supremo determinou dar publicidade ao conteúdo dos exames para detectar o novo coronavírus

Foto: Marcos Corrêa / PR / Divulgação

Três testes feitos pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para detectar a presença do novo coronavírus deram resultado negativo. Os exames foram divulgados nesta quarta-feira depois que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski mandou dar publicidade ao material. O presidente usou dois codinomes e um número – Airton Guedes, Rafael Augusto Alves da Costa Ferraz e 05 -, para evitar ser identificado.

A divulgação dos resultados ocorreu depois que o jornal O Estado de S.Paulo recorreu ao Supremo, já que Bolsonaro vinha se recusando a divulgar o conteúdo.

Bolsonaro realizou os testes em 12, 17 e 21 de março, em todas as ocasiões pelo método PCR, considerado mais eficaz porque rastreia o material genético do vírus. Entre 7 e 10 de março, Bolsonaro esteve em viagem oficial aos Estados Unidos e 23 pessoas da comitiva dele contraíram o coronavírus.

Na noite dessa terça-feira, a Advocacia-Geral da União (AGU) encaminhou ao ministro do STF os resultados dos exames. A decisão ocorreu antes de a Corte analisar a ação em que o Estadão pedia para derrubar a decisão anterior, do Superior Tribunal de Justiça, que desobrigou Bolsonaro de entregar os testes.

Veja o material:

Fotos: Reprodução/R7