Bolsonaro evita comentar eleições dizendo já ter problemas em excesso

Presidente disse que o assunto está fora da alçada dele

Foto: Marcos Corrêa/PR

Questionado sobre a realização das eleições municipais, em outubro, o presidente Jair Bolsonaro disse hoje, na saída do Palácio da Alvorada, que o assunto está fora da alçada dele. Bolsonaro afirmou, ainda, já ter “problema demais” para se meter em “mais nesse”.

Devido às mudanças causadas no país por conta do novo coronavírus (covid-19), há dúvidas se as eleições ocorrerão normalmente. Em uma conversa virtual com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), no início do mês, o presidente eleito do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, admitiu que a data do pleito, cujo primeiro turno está marcado para 4 de outubro, pode mudar.

Segundo o próximo presidente do TSE, a decisão deve ser pautada por parâmetros sanitários e não políticos, embora ele defenda que o pleito ocorra dentro do previsto. Como a data das eleições é definida pela Constituição Federal, qualquer alteração nesse sentido deve ser feita pelo Congresso Nacional. Barroso pretende ter uma definição sobre o assunto em junho.

O ministro Luís Roberto Barroso e o vice-presidente eleito do TSE, ministro Luiz Edson Fachin, foram recebidos, nessa manhã, no gabinete de Bolsonaro, no Palácio do Planalto, com o objetivo de convidá-lo para a posse da nova Corte do tribunal eleitoral.

O evento ocorre em 25 de maio, com transmissão virtual, para respeitar a recomendação de distanciamento social em razão da pandemia da Covid-19.