Termina hoje o prazo para que o eleitor brasileiro regularize a situação perante a Justiça Eleitoral. Muitos, porém, vêm enfrentando problemas para acessar o sistema e solicitar os serviços disponíveis. Procurado pela reportagem, o TRE-RS explica que a instabilidade no sistema ocorre pela alta demanda de solicitações, muito acima da capacidade de atendimento da rede.
“A orientação é para que o eleitor continue tentando realizar a sua solicitação. O sistema fica disponível até às 23h59min”, explica o coordenador de Gestão e TI do TRE-RS, Martinho Luiz Marchi. O coordenador também garante que reparos imediatos vêm sendo realizados para tentar evitar o colapso do sistema no último dia de regularização do cidadão.
No Rio Grande do Sul, apenas hoje já foram realizados mais de 8 mil atendimentos online. No Brasil, estima-se que mais de 420 mil eleitores tenham solicitado serviços através da plataforma, só nesta terça.
Marchi reiterou, ainda, que eleitores de 50 cidades gaúchas que vinham sendo submetidas ao processo de revisão de eleitorado não devem se preocupar caso não consigam regularizar a situação junto ao TRE-RS. Mesmo com a biometria pendente, eles poderão votar. “Em função da pandemia, houve uma mudança e nenhum desses eleitores vai ser impedido de votar nas próximas eleições. Não é necessário buscar o atendimento online com urgência”, afirmou.
Para usar o serviço não é necessário baixar nenhum aplicativo. Basta acessar a plataforma, a partir do site do TRE-RS, e requerer os serviços de alistamento (primeiro título); mudança de município (transferência); alteração de dados pessoais; alteração de local de votação por justificada necessidade; pedido de isenção do pagamento de multas eleitorais e regularização de inscrição cancelada.
Para ser atendido, o eleitor deve preencher o formulário no sistema Título Net. Em seguida, devem ser anexados os documentos necessários à conclusão do atendimento, de acordo com a situação. O sistema está programado para exigir, com obrigatoriedade, documento de identidade, comprovante de residência e fotografia no estilo selfie do requerente. A imagem dos documentos deve contemplar frente e verso (caso da identidade), ou o suficiente para preencher a obrigação (frente do comprovante de residência). O andamento do pedido pode ser visualizado pelo eleitor em “acompanhar requerimento”, recurso disponível pela ferramenta.