Governo do RS decreta uso obrigatório de máscara de proteção no transporte coletivo

Medida se aplica ao uso de ônibus municipais e intermunicipais, aplicativos de transporte, lotações e táxis

Foto: Alina Souza/CP

O uso de máscara de proteção vai ser obrigatório, a partir desta sexta-feira, no uso do transporte coletivo em todo o Rio Grande do Sul. A medida, anunciada nesta quinta-feira pelo governador Eduardo Leite, deve ser publicada hoje em um decreto transitório a valer até a implementação do Distanciamento Social Controlado, na semana que vem.

A necessidade do uso da máscara se aplica ao uso de ônibus municipais e intermunicipais, aplicativos de transporte, lotações e táxis. Durante a pandemia, diversos municípios gaúchos já haviam adotado o uso obrigatório da proteção individual em comércios e circulação na rua. Em Porto Alegre, a determinação, para o transporte coletivo, ocorre desde a quarta-feira da semana passada. No entanto, pessoas que não estiverem usando o acessório não serão impedidas de ingressar no transporte público.

Durante o detalhamento do novo modelo de distanciamento social, o governador também anunciou que as atividades que reúnam aglomerações, incluindo as religiosas, seguem vetadas por tempo indeterminado, além de comunicar que o retorno das aulas na rede pública está previsto para o mês de junho.