UFPel visita 500 domicílios na segunda etapa de estudo que mapeia disseminação do coronavírus no RS

Primeira fase do levantamento ocorreu no período da Páscoa, de 11 a 13 de abril

Foto: Reprodução SES

O governo estadual anunciou, para este fim de semana, o início da segunda fase do estudo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) que mapeia casos de coronavírus na população do Rio Grande do Sul. A pesquisa ainda avalia a velocidade de disseminação da Covid-19 e deve fornecer subsídios para estratégias de saúde pública.

A primeira fase do levantamento ocorreu no período da Páscoa, de 11 a 13 de abril. A segunda acontece entre amanhã e segunda-feira, quando serão realizados 4,5 mil testes rápidos e entrevistas em nove cidades gaúchas. As próximas foram programadas para 9 a 11 de maio e 23 a 25 de maio.

Quinhentos moradores em cada uma das nove cidades abrangidas pela pesquisa – Pelotas, Porto Alegre, Canoas, Santa Maria, Uruguaiana, Santa Cruz do Sul, Ijuí, Passo Fundo e Caxias do Sul – serão testados e entrevistados em casa no fim de semana. Em cada município, serão sorteados aleatoriamente os domicílios que entrarão no estudo. O morador da residência que participa também é sorteado.

Os entrevistadores são profissionais voluntários da área de saúde, que se apresentarão com identificação do estudo, vestindo máscara, óculos, luvas e jaleco.

Primeira etapa

Os resultados da primeira etapa da pesquisa por amostragem, já apresentados pelo governador Eduardo Leite, estimaram 5.650 contaminadas pela Covid-19. As projeções levaram em conta o resultado de 4.189 testes aplicados, que apontaram para uma relação de um caso para cada grupo de 2 mil habitantes.

Dos testes aplicados dois casos deram positivo para a Covid-19, o que representa 0,05%. A pesquisa mostrou também que, para cada diagnóstico do coronavírus nesses municípios, existem outros quatro casos sem identificação. Na virada do mês, o RS tinha 389 casos confirmados de Covid-19.