Entidades solicitam plano para reabertura do comércio em Porto Alegre

Com a falta de perspectiva para a reabertura das lojas, as lideranças uniram-se para apresentar, nos próximos dias, um plano de flexibilização gradual dos segmentos

comércio reabertura
Foto: Guilherme Testa / CP

Lideranças das entidades comerciais de Porto Alegre realizaram um encontro remoto com o prefeito Nelson Marchezan Jr. nesta quinta-feira. Eles conversaram sobre a retomada das atividades do setor na Capital.

A reunião, promovida por Sindilojas Porto Alegre, CDL Porto Alegre e Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), teve como objetivo questionar a administração pública sobre os planos para a reabertura do comércio, possibilitando as vendas para o Dia das Mães. No entanto, o prefeito informou que ainda não há evidências que suportem um plano para a liberação das atividades no setor para os próximos dias.

Ao apresentar dados do sistema de saúde, o prefeito defendeu o sucesso das medidas restritivas para o achatamento da curva de contágio por Covid-19.  O presidente do Sindilojas, Paulo Kruse, destacou que as entidades buscam uma posição quanto à reabertura para que os lojistas possam contribuir para o planejamento. “Temos total interesse em aderir aos protocolos de saúde, mas sem uma posição clara sobre o que vai acontecer, não conseguimos partir para ações concretas. O comércio fechado vai gerar um grande desemprego e isso angustia a todos. Precisamos nos unir para encontrar soluções.”

Para Irio Piva, presidente da CDL Porto Alegre, essa união é essencial e as entidades comerciais são um agente importante para a organização das ações de retomada. Ele apontou que a medida que o comércio volta a funcionar, ajuda não só na arrecadação da cidade, mas também na conscientização das pessoas sobre a importância de utilizar máscaras, cuidar da higiene e da saúde. A retomada imediata, mantendo os protocolos de segurança, também foi defendida pela vice-presidente da ACPA, Suzana Vellinho.

Com a falta de perspectiva para a reabertura das lojas, as lideranças uniram-se para apresentar, nos próximos dias, um plano de flexibilização gradual dos segmentos. Baseado em dados do comércio, o documento deve contribuir para a tomada de decisão. Ao final da reunião, o prefeito solicitou mais encontros com o segmento para que as discussões e análises evoluam em conjunto.