A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) solicitou ao Banrisul, em uma teleconferência, nesta quarta-feira, a possibilidade de estender a prorrogação dos consignados aos servidores municipais em meio à pandemia de coronavírus. O pedido se deu em parceria com a Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa.
O Banrisul se manifestou favorável ao pedido, mas o presidente do banco, Claudio Coutinho, ressaltou que a medida ainda vai depender de questões técnicas e operacionais e das normas que regem a relação entre as prefeituras e o banco. Para que seja possível colocar a solicitação em prática, também serão necessários ajustes por parte das empresas que fazem a operação do software da instituição.
Durante o encontro, o presidente do Banrisul afirmou que há o interesse em estender aos servidores municipais a mesma prorrogação nas operações de crédito consignado (desconto em folha) anunciada aos servidores do governo estadual. O objetivo é realizar uma injeção de recursos na economia, beneficiando setores como o comércio, por exemplo.
O presidente da Famurs e prefeito de Palmeira das Missões, Dudu Freire, considerou a reunião positiva. “A intenção é estender o benefício da suspensão dos consignados aos servidores municipais por 3 meses”, ressaltou.
O Banrisul já havia anunciado a prorrogação dos contratos de crédito consignado, entre 22 de abril a 15 de maio, para servidores estaduais da Administração Direta (ativos e inativos), a prorrogação dos contratos de crédito consignado vinculados ao convênio com a Secretaria Estadual da Fazenda. Poderão ser prorrogadas as parcelas com autorização para desconto na folha de pagamento dos meses de maio, junho e julho de 2020, de todas as modalidades de operações de crédito consignado adimplentes e contratadas até o dia 20 de abril. Os interessados, devem solicitar a prorrogação no aplicativo Banrisul Digital, acessando o produto Minha Conta ou Afinidade, na aba Empréstimos e, na sequência, a opção REPAC Crédito Consignado.