Vacina contra a gripe está disponível em 22 farmácias e 27 postos nesta segunda

Farmácias parceiras da Prefeitura passam a vacinar contra a gripe, hoje, os demais públicos-alvo da fase 2 da campanha

vacina farmácias postos unidades de saúde
Foto: Anselmo Cunha/PMPA

As farmácias parceiras da Prefeitura passam a vacinar contra a gripe, nesta segunda-feira, os demais públicos-alvo da fase 2 da campanha. Até sexta, só idosos, guardas municipais e fiscais do município recebiam as doses nesses locais.

Na manhã de hoje, são 22 farmácias disponíveis para imunização. Além disso, 27 unidades de saúde também realizam a vacinação. Os drive thrus não contam com doses e estão aguardando a chegada de um novo lote para retomar a operação. O link com as unidades que contam com a vacina é atualizado pela Secretaria Municipal de Saúde aqui.

Além dos idosos e profissionais da saúde, inclusos na primeira etapa da campanha, a fase 2 abrange pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (comorbidades como diabetes, doenças respiratórias, cardíacas e hipertensão), caminhoneiros, portuários, motoristas e cobradores de transporte coletivo.

Campanha com três fases

Em 2020, a campanha contra a gripe é constituída de três fases, a primeira iniciada em 23 de março, a segunda, em 16 de abril, e a terceira com início em 9 de maio. Essa última abrange os demais grupos de risco a serem imunizados: professores, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adultos entre 55 e 59 anos e pessoas com deficiência. A campanha está prevista para terminar em 22 de maio,

Fique atento
  • Crianças com doenças crônicas devem se imunizar somente nas unidades de saúde a fim de seguir o acompanhamento e atualizar a caderneta vacinal. Os demais grupos prioritários podem escolher onde preferem se vacinar.
  • Povos indígenas, profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medida socioeducativa e população privada de liberdade possuem esquema diferenciado de imunização.
  • No momento da vacinação, doentes crônicos devem apresentar identidade e documento médico que comprove a comorbidade (pode ser receita médica). Trabalhadores do público-alvo devem apresentar identidade funcional.