Farmácias parceiras da Prefeitura passarão a vacinar contra a gripe, a partir desta segunda-feira, os demais públicos-alvo da fase 2 da campanha. Até sexta, só idosos, guardas municipais e fiscais do município recebiam as doses nesses locais.
A fase 2 abrange pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (comorbidades como diabetes, doenças respiratórias, cardíacas e hipertensão), caminhoneiros, portuários, motoristas e cobradores de transporte coletivo. As doses também podem ser encontradas em unidades de saúde.
Até o fim da noite deste domingo, a Prefeitura ainda não havia atualizado a tabela de farmácias e unidades de saúde com doses disponíveis. A Secretaria Municipal da Saúde recomenda que, antes de sair de casa, pessoas que fazem parte dos públicos-alvo da campanha consultem o link dos endereços onde ainda há estoques.
Fique atento:
- Crianças com doenças crônicas devem se imunizar somente nas unidades de saúde a fim de seguir o acompanhamento e atualizar a caderneta vacinal. Os demais grupos prioritários podem escolher onde preferem se vacinar.
- Já povos indígenas, profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medida socioeducativa e população privada de liberdade possuem esquema diferenciado de imunização.
- No momento da vacinação, doentes crônicos devem apresentar identidade e documento médico que comprove a comorbidade (pode ser receita médica). Trabalhadores do público-alvo devem apresentar identidade funcional.